Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratório Multiusuário de Nanoespectroscopia – LMN

Acessos: 46

O Laboratório Multiusuário de Nanoespectroscopia (LMN), criado em 03/05/2023 (Res. N°21 da Congregação do ICN/UFLA), é dedicado a pesquisa, ensino, e inovação em óptica, instrumentação e fabricação de novos materiais em escala micro e nanoscópica.

Este laboratório visa fomentar o desenvolvimento de ciência básica e aplicada utilizando inovações como a instrumentação e óptica com resolução em nanoescala, com espectroscopias com resolução espacial tanto em escala micro quanto nanoscópica, da ordem de até 10 nm. O foco é auxiliar pesquisadores e empresas no desenvolvimento de novos produtos e aplicações em áreas amplas, desde semicondutores para optoeletrônica, materiais para descontaminação ambiental, sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos, sistemas de fixação de carbono, novos materiais para fertilizantes nanoestruturados, dentre outros, promovendo o uso de equipamentos de média e alta complexidade para óptica e nanotecnologia. Destaque são equipamentos em compra: nanoscópio Porto (https://www.fabns.com.br/) para espectroscopias e imageamento óptico com resoluções de até 10 nm (Raman e fotoluminescência), com 3 lasers, microscopia óptica, realização de Microscopia de Força Atômica e aquisição de imagens hiperspectrais, e sistemas de fabricação e nanomanipulação de micro e nanoestruturas.

O LMN está registrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do MCTI (Link: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/20610).

Equipamentos:

O LMN está em estruturação com diferentes processos de aquisição de equipamentos em andamento: Impressora 3D Ender disponível, Nanoscópio Porto com 3 linhas de laser (em aquisição, https://www.fabns.com.br/), sistema óptico de micro e nanofabricação de heteroestruturas (em aquisição), Microscópio com diferentes técnicas ópticas (em aquisição). Equipamentos de ar condicionado (em aquisição), desumidificadores (em aquisição). Infraestrutura de ar comprimido (em aquisição).

Com estes equipamentos o laboratório fica preparado para oferecer, dentre outras análises a serem montadas especificamente, o seguinte:

  • Espectroscopias ópticas com resolução espacial em escala microscópica e nanoscópica (até 10 nm);
  • Análises com diferentes linhas de laser;
  • Aquisições espectrais pontuais e imageamento hiperspectral de Raman e Fotoluminescência em escala macro, micro e nanoscópica;
  • Micro- e nano-Raman correlacionada à micro- e nano-Fotoluminescência, à Microscopia de Força Atômica, e à Microscopia Óptica Confocal;
  • Tip-Enhanced Raman Spectroscopy (TERS); Tip-Enhanced Photoluminescence (TEPL);
  • Micro e nanomanipulação de materiais correlacionada à aquisições espetroscópicas;
  • Fabricação de peças específicas para instrumentação ou barateamento de montagens experimentais;
  • Microscopia Óptica Confocal;
  • Aquisição de imagens por Microscopia de Força Atômica com resolução de espessuras atômicas e análises correlacionadas.

 

O espaço está com mobiliário básico, área dedicada para mapeamento e preparação de amostras, instrumentação para modelagem e impressão 3D de suportes, peças e porta-amostras.