Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

PROGRAMA DE ACOLHIMENTO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA/ICN/UFLA

Acessos: 260
Gentileza solicitar descrição da imagem
 
 
 Trata-se de um programa de extensão tendo como público-alvo os estudantes  da Área Básica de Ingresso das Engenharias (ABI-E) e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física (LF) e Bacharelado em Engenharia Física (EF). A participação no programa é voluntária para docentes e discentes.  A entrada de novos membros se dará por fluxo contínuo.

Objetivos:

  • Acolher estudantes de graduação da ABI-E e dos cursos LF e EF.
  • Promover a interação entre estudantes de graduação da ABI-E, dos cursos LF e EF,  e estudantes da pós-graduação em Física (PGF).
  • Promover maior interação dos estudantes de graduação da ABI-E e dos cursos LF e EF com técnicos e docentes do departamento de Física.
  • Promover maior participação dos estudantes de graduação da ABI-E e dos cursos LF e EF em atividades realizadas pelo departamento de Física.
  • Fortalecer o vínculo dos estudantes de graduação com os seus cursos (LF e EF).
  • Promover desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de graduação da ABI-E e dos cursos LF e EF.
  • Mapear dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação ao longo de sua formação acadêmica (ABI-E, LF e EF).
  • Dar suporte a questões acadêmicas vivenciadas pelos estudantes de graduação da ABI-E e dos cursos LF e EF.

Estrutura do programa:


O programa tem como estrutura básica os Núcleos de Acolhimento. Os Núcleos de Acolhimento foram planejados com a seguinte composição:

  • Membros A - Docentes supervisores (pelo menos um docente do DFI por Núcleo de Acolhimento). 
  • Membros B - Discentes coordenadores de Coloquinho (estudantes do curso de pós-graduação em Física).
  • Membros C - Discentes avançados dos cursos de LF e EF – discentes do 50 período em diante.
  • Membros D - Discentes “calouros” dos cursos de LF e da ABI-E –  discentes até o 40 período (vivência acadêmica de dois anos).

Cada Núcleo de Acolhimento será supervisionado por pelo menos um docente do DFI.

Na figura abaixo é apresentado um esquema da estrutura de um Núcleo de Acolhimento:



Atividades planejadas:


O ritmo das atividades planejadas poderá ser ajustado no decorrer do programa, de acordo com uma avaliação contínua realizada por parte de docentes e discentes participantes. O programa não apresenta um formato rígido e, por esta razão, alterações nas atividades poderão ocorrer após discussão e avaliação de seus membros.



  • Atividade A) Encontros entre discentes:

São encontros com a participação de todos os discentes de um Núcleo de Acolhimento.  Cada encontro será presidido por um discente avançado no curso. Estes encontros têm como objetivo a discussão entre os alunos de questões relativas ao cotidiano da vida acadêmica, com troca de experiências, especialmente, com os discentes mais avançados no curso. Têm também como objetivo, levantar demandas dos alunos acerca de temas da vida acadêmica e de interesse pessoal que gostariam que fossem abordados em encontros com os demais membros do programa (Atividade B). O presidente do encontro deverá encaminhar as demandas para a coordenação do programa.


  • Atividade B) Reuniões de membros do programa:

São reuniões com a participação de todos os membros do programa. Poderão ser convidadas pessoas externas ao programa para tratarem dos temas demandados em encontros entre discentes (Atividade A), assim como demais temas de interesse, como por exemplo:


  • Estrutura organizacional do Departamento de Física e seu papel na formação do estudante.
  • Utilização das ferramentas tecnológicas da universidade.
  • Inserção em projetos e pesquisas científicas e elaboração de currículo.
  • Participação em atividades extracurriculares (Centro Acadêmico, Empresa Júnior, Atlética, Núcleos de Estudo, Iniciação Científica, etc...)
  • Possibilidades de pós-graduação e atuação do profissional no mercado de trabalho.

 

  •  Atividade C) Reunião entre docentes supervisores:

Esta reunião tem como objetivo acompanhar, detectar ajustes necessários e avaliar a execução do programa.

 

  •  Atividade D) Coloquinho:

É destinado a todos os discentes do programa, contando com a participação de alunos da pós-graduação em Física como coordenadores. Nesta atividade serão apresentados seminários por graduandos de diferentes cursos de graduação (participantes de projetos de pesquisa, projetos de extensão, núcleos de estudos, entre outros), podendo inclusive, serem convidados alunos da pós-graduação de diferentes programas de Pós-Graduação. Para discentes que não façam parte do programa, serão emitidos certificados de participação. 


  • Atividade E) Open House:

Este encontro tem como objetivo recepcionar os calouros da ABI-E e do curso de Licenciatura em Física, com a apresentação do departamento, docentes e suas linhas de pesquisa, assim como divulgação do Programa de Acolhimento. 


  • Atividade F) UFLA DE PORTAS ABERTAS:

Os discentes do curso de Engenharia Física participantes do programa participarão da organização do evento com os demais discentes do curso, sob a coordenação de um docente do programa. Esta é uma atividade de apoio à coordenação do curso.


  • Atividade G) Reunião de avaliação do programa:

Esta reunião contará com a participação de todos os membros.  Nesta reunião será apresentado e discutido o Relatório semestral das atividades do programa. 



Contabilização de atividades:


  •  Para discentes: carga horária computada por atividade. Discentes que não atinjam o mínimo de 75% das atividades realizadas a cada 90 dias, serão desligados do programa.
       
  •  Para Docente: registro no RAD como coordenador ou membro do programa de extensão.

Avaliação do projeto: o programa será avaliado continuamente em reuniões entre docentes supervisores e com as contribuições dos demais membros. O resultado das avaliações será apresentado em relatórios semestrais.


Atuação dos estudantes de Pós-Graduação em Física:


Na atividade Coloquinho os estudantes de Pós-Graduação irão coordenar as atividades da comissão organizadora constituída pelos estudantes da graduação. Na ausência de estudantes da Pós-Graduação inscritos no programa, o Coloquinho será coordenado por estudantes de graduação mais avançados nos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Engenharia Física.

Para participação no programa, o estudante da Pós-Graduação deverá ter a anuência do seu orientador de acordo com o formulário de inscrição.

 
Coordenadora: Profa. Solange Gomes Faria Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sub-coordenador: Prof. Alexandre Alberto Chaves Cotta - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.