Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

A partir dos anseios dos professores e as particularidades dos centros, foi criado em 2012 o Programa de Pós-graduação em Física em associação Ampla (UFLA/ UNIFAL/ UFSJ). Do ponto de vista da UFLA, a associação foi necessária pois não existia o número mínimo de docentes para um programa independente de pós-graduação em Física em nossa universidade, que então eram 5 (cinco) docentes de Física (sendo 2 bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq-PQ). Durante os seis anos do programam em associação (2012-2017), os docentes do PPGF iniciaram o trabalho de ampliação e de visibilidade das suas atividades científicas, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a titulação de 17 mestres.

Uma consequência direta do desenvolvimento das atividades do PPGF, em conjunto com a expansão de docentes do Grupo de Física, foi a criação do Departamento de Física (DFI) da UFLA em 2014, consolidando uma infraestrutura física e laboratorial. Vale destacar que tanto o PPGF como o DFI têm contato próximo com as Engenharias da UFLA, em particular com os cursos de Engenharia Física, Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais.

Naturalmente, com o fortalecimento da pesquisa desenvolvida no PPGF, na forma de trabalhos e financiamento, e também amparado pelo projeto institucional de ampliação da pós-graduação da UFLA, começou-se a ser idealizada a criação de um programa de pós-graduação independente, o que foi concretizado no ano de 2018 com a participação de 11 docentes no quadro permanente (sendo 3 experimentais). Neste crescimento e busca por consolidação, conseguimos contratar jovens e produtivos professores, que implementaram novas linhas de pesquisa no PPGF, sendo alguns bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq. O próximo passo no processo de evolução das atividades do PPGF-UFLA é a abertura de um curso de Doutorado, o que esperamos que aconteça nos  próximos anos.